22/11/2024 -
19h59Simpósio Regional de Direito e Agroindústria é realizado na FiemgTJMG participou do evento que discutiu assuntos constitucionais e trabalhistas
O presidente Corrêa Junior (à direita) destacou a importância do simpósio para a economia do país (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, participou, nesta sexta-feira (22/11), do Simpósio Regional de Direito e Agroindústria – “Desafios Constitucionais e Trabalhistas”, realizado na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e promovido pelo Centro de Excelência em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).
O evento, que contou com a participação da ministra do Supremo Tribunal Federal (STJ), Cármen Lúcia, teve como objetivo a discussão sobre as principais questões jurídicas que afetam a agroindústria brasileira, um setor que representa cerca de 20% do PIB nacional, gera mais de 19 milhões de empregos diretos e indiretos e é responsável por aproximadamente 40% das exportações do país.
O Simpósio faz parte de uma atividade acadêmica inserida no projeto pedagógico do curso de pós-graduação em Direito e Agronegócio, promovido pelo Centro de Excelência em Direito da Unoesc.
Além da ministra Cármen Lúcia, participaram do Simpósio o ministro do Tribunal Superior do Trabalho e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Guilherme Caputo Bastos, e outros três ministros do TST: Maria Cristina Peduzzi, Douglas Alencar Rodrigues e Alexandre Luiz Ramos. Cada um proferiu breve palestra sobre temas específicos relacionados ao simpósio.
O conselheiro do CNJ e ministro do TST, Caputo Bastos, falou sobre “Inovações Tecnológicas e a Legislação Trabalhista: Uma Análise Setorial”. O tema “Direito do Trabalho no Contexto do Agronegócio: Desafios Atuais”, foi abordado pelo ministro Douglas Alencar. Coube ao ministro Alexandre Ramos falar sobre “Desafios Jurídicos Trabalhistas na Sustentabilidade no Setor Agropecuário”. A ministra Maria Peduzzi abordou a questão do “Agronegócio e Direito Ambiental: um Diálogo Necessário”. A ministra Cármen Lucia encerrou o Simpósio, discorrendo sobre “A Constituição Brasileira e a Proteção ao Trabalho Rural”.
O presidente falou sobre a importância de reflexão sobre decisões e relações jurídicas na seara trabalhista ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG)
Reflexão
Para o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, foi uma honra participar de simpósio tão fundamental para o campo do direito do trabalho e para a economia nacional, na medida em que as relações trabalhistas se inserem de forma relevante em toda seara economia.
“Trata-se de um momento importante para que tenhamos oportunidade de ouvir e refletir sobre todas as decisões e relações jurídicas na seara trabalhista. Todas as nossas decisões nas várias esferas do Poder Judiciário têm consequências. Os magistrados não devem decidir sem ter a consciência de que estão inseridos em um contexto social e que suas decisões têm grande peso para toda a sociedade, em um país como o Brasil que possui um agronegócio muito forte”, afirmou.
Para o coordenador Nacional de Direito e Agronegócio, juiz federal Narciso Xavier Baez, o evento oferece uma oportunidade ímpar para o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os principais atores do setor e do Poder Judiciário. “Queremos contribuir para um ambiente de negócios mais justo e produtivo para o agronegócio brasileiro”, disse o magistrado.
O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, destacou a importância do evento, no sentido de se ter maior segurança jurídica no país. “Devemos promover uma interlocução adequada entre a sociedade, em constante evolução e o Poder Judiciário. O simpósio é uma grande oportunidade que para esta interlocução ocorra”, salientou o presidente da Fiemg.
A ministra do STF, Carmen Lúcia, proferiu palestra durante o Simpósio de Direito e Agroindústria (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)
Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; a ministra do STF, Carmen Lúcia; o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe; os ministros do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Caputo Bastos, Alexandre Luiz Ramos, Douglas Alencar e Maria Cristina Peduzzi; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), desembargadora Denise Alves Horta; e o coordenador Nacional de Direito e Agronegócio, juiz federal Narciso Leandro Xavier Baez.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial