Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública acontece nos dias 21 e 22 de novembro
Com a presença de especialistas e autoridades, o Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública vai discutir o assunto nos dias 21 e 22 de novembro, de forma presencial, no auditório do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília - DF, com transmissão pelo canal oficial do Conselho no YouTube.
O evento é destinado a membros, servidores, estagiários do Ministério Público e integrantes de outros órgãos dos Sistemas de Justiça e de Segurança Pública. As inscrições podem ser realizadas pelo sistema de eventos do CNMP.
Para eventuais dúvidas, a Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), promotora da ação, disponibilizou o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados..
Programação
Primeiro dia
Após o credenciamento e a solenidade de abertura, às 11h, o primeiro palestrante será o advogado e diretor-executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Liebling Kopittke, para falar da “Segurança Pública baseada em evidências”.
Às 14h, o primeiro painel vai debater “A saúde mental dos agentes de segurança pública”, com a presença da professora e pesquisadora associada do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) Fernanda Novaes Cruz, e da professora coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Trabalho da PUC-Rio, Maracy Domingues Alves.
Em seguida, às 15h, o segundo painel discutirá “A população não nacional, indígena e LGBTQIAPN+ no sistema prisional brasileiro” com o juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado Maranhão e presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Douglas de Melo Martins, e a diretora de Políticas Penitenciárias (SENAPPEN) e conselheira nacional do CNPCP, Cintia Rangel Assumpção.
Às 16h30, a palestra “A mulher e o cárcere” encerra o primeiro dia com a condução da promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e professora Valéria Diez Scarance Fernandes. Segundo dia
O professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Valério de Oliveira Mazzuoli abre o segundo dia de atividades, às 9h30, com uma palestra sobre “As novas tendências do controle de convencionalidade pelo Ministério Público”. Em seguida, às 11h, o procurador regional da República e professor Vladimir Barros Aras discorrerá sobre “A efetividade da investigação criminal e o controle externo da atividade policial”. Às 14h, o juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, fará palestra com o tema “Estado de coisas inconstitucional e a sua superação: o Plano Pena Justa”.
Ao final, haverá a cerimônia de entrega dos troféus e certificados do Banco de Boas Práticas da CSP – 2024 e o encerramento do encontro.
Agenda Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública Data: nos dias 21 e 22 de novembro Local: auditório do CNMP e transmitido em tempo real, pelo YouTube Inscrições: até 22 de novembro por meio do sistema de eventos do CNMP