Fórum da Comarca de Loanda realiza audiência coletiva sobre uso de substâncias entorpecentes
FÓRUM DA COMARCA DE LOANDA REALIZA AUDIÊNCIA COLETIVA SOBRE USO DE SUBSTÂNCIAS ENTORPECENTES
Evento reuniu profissionais da saúde e do Judiciário para a conscientização acerca dos impactos da dependência química
22/11/2024
Atualizado hoje
Na segunda-feira (18/11), o Fórum da Comarca de Loanda sediou uma audiência coletiva promovida pelo Juizado Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o Centro de Referência de Assistência Social (Creas), a Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu) e o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram). A iniciativa teve como foco o uso de substâncias entorpecentes, com ênfase na cannabis sativa (maconha), e abordou o assunto através de uma abordagem educativa e preventiva.
A programação incluiu palestras conduzidas por uma equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, assistente social e psicóloga. Os profissionais abordaram os impactos do uso de entorpecentes, estratégias de prevenção, a relevância do apoio integral e os caminhos disponíveis para tratamento e acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
O evento também contou com a participação do juiz de Direito Cristiano Diniz da Silva e do promotor substituto Renan de Araújo Freire, que destacaram os aspectos legais e sociais das medidas administrativas aplicadas. Eles reforçaram a importância da articulação entre o Poder Judiciário e os serviços de saúde pública para o enfrentamento de questões relacionadas ao uso de substâncias entorpecentes.
Ainda durante a audiência, foram aplicadas advertências administrativas conforme o artigo 28, incisos I e III, da Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006), que estabelece medidas educativas para casos de posse de drogas para uso pessoal. A iniciativa representa um esforço conjunto para promover conscientização acerca do uso de drogas, bem como contribuir para a integração entre justiça e saúde no enfrentamento dessa questão.