Ministro Fachin participa de evento alusivo aos 10 anos do Conselho de Direitos Humanos no Estado
A agenda de eventos do Vice-Presidente do STF, Ministro Edson Fachin, em Porto Alegre, foi encerrada no final da tarde desta sexta-feira, com palestra realizada em alusão aos 10 anos de existência do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. Segundo o magistrado, o evento foi relevante para tratar das perspectivas atuais relativas à defesa e à proteção dos Direitos Humanos. "A Justiça, para ser verdadeiramente humana e se dedicar a quem mais dela precisa, tem que colocar este tema, como uma das suas prioridades, na sua bandeira", afirmou o Ministro. "É preciso que seja colocada efetivamente em prática o que está determinado na Constituição Federal e nos Tratados e Convenções Internacionais que tratam da questão", acrescentou o magistrado. O Presidente do TJ, Desembargador Alberto Delgado Neto, prestigiou o evento ocorrido no Auditório Ruy Cirne Lima, da Escola Judicial do TRT4.
Em sua manifestação, o Ministro Fachin destacou a abrangência global da proteção dos Direitos Humanos, em virtude da expansão da tecnologia. "A atuação transcende as fronteiras de um país, proporcionando um diálogo intercultural e transterritorial tendo em vista os inúmeros deslocamentos populacionais existentes no mundo e, particularmente no Brasil, onde percebemos muitas pessoas oriundas, por exemplo, da Venezuela". afirmou o magistrado.
"A liberdade com igualdade significa uma sociedade inclusiva, cujas dimensões desta inserção de todos não sejam apenas referentes à democracia política, mas também às democracias social e econômica. Se olharmos o Brasil do presente e a perspectiva em relação ao futuro, quero destacar o meu otimismo em relação à busca de uma sociedade mais livre e solidária, e que, daqui a algum tempo, possamos fazer a migração do Estado Democrático de Direito para Estado Democrático de Direitos Humanos e Fundamentais", concluiu, sob aplausos da plateia.
Também acompanharam a iniciativa, realizada em parceira com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, o Presidente do TRT4, Desembargador Federal Ricardo Martins Costa, o Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Júlio Picon Alt, além de representantes de movimentos sociais e entidades ligadas à temática do evento.