Projeto de lei propõe alternância entre AGM e FMG na indicação de cargos ao Coíndice/ICMS
O deputado Amilton Filho (Solidariedade) apresentou a proposta de lei nº 4731/19, a fim de alterar a Lei 11.242, de 13 de junho de 1990. O objetivo é promover modificações na forma em que os prefeitos indicados pela Associação Goiana de Municípios (AGM) e pela Federação Goiana de Municípios (FGM) possam ocupar os cargos do Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice/ICMS). A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), e foi distribuída ao deputado Henrique Arantes (PTB), para relatoria.
O propositor explica que existem três assentos disponíveis para a serem ocupados por prefeitos no conselho. “Com a modificação na lei haverá revezamento entre as indicações da AGM e FGM, da seguinte forma: duas vagas serão disponibilizadas para a associação e uma para a federação. Para o seguinte biênio, há inversão quanto ao número de vagas”, pontua. O deputado reitera ainda que atualmente, apenas a AGM possui prefeitos indicados para os referidos cargos.
Outro ponto apontado pelo parlamentar para justificar a propositura é o fato de que “a representação paritária das respectivas entidades entre os prefeitos municipais é uma realidade, posto que cada uma possui números muito próximos de filiação”, frisa. Amilton Filho afirma ainda que nenhuma das duas entidades possui a totalidade dos municípios goianos filiados em seus quadros. “O projeto de lei vai ao encontro da situação prática que ocorre entre a associação e a federação, que especialmente a partir desta atual legislatura, desenvolvem um trabalho harmônico em defesa das causas municipalistas”, finaliza.