Eudélcio Machado Fagundes é empossado no cargo de desembargador do TJGO
Magistrado do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) desde junho de 1988, Eudélcio Machado Fagundes chegou ao cargo de desembargador nesta sexta-feira, dia 27 de agosto. O juiz substituto em segundo grau foi empossado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, em sessão solene no Plenário, prestigiada por persas autoridades que acompanharam tanto presencialmente quanto por videoconferência. Eudélcio Machado Fagundes foi escolhido pelo critério de antiguidade e assume a vaga deixada pela desembargadora Avelirdes Almeida Pinheiro de Lemos, presente na cerimônia.
A emoção tomou conta de Eudélcio Machado Fagundes ao prestar o compromisso regimental e receber o colar do mérito Judiciário e o diploma. A saudação ao novo colega ficou com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO), desembargador Leandro Crispim, que, de início, rememorou o fato de ambos terem ingressado na magistratura goiana pelo mesmo concurso. “Caminhamos juntos no aprendizado de exercer o ofício de dizer o Direito aos que suplicam a tutela estatal em nossas comarcas. Para Crispim, Eudélcio “é uma pessoa digna e virtuosa, cuja singular humildade e aguçado senso de justiça são reconhecidos por onde caminha”. A trajetória de vida do filho de Pilar de Goiás, nascido na zona rural, alfabetizado pela mãe e que só aos 19 anos deixou o trabalho no campo para cursar o ginasial, foi narrada pelo presidente do TRE. A jornada vencedora de Eudélcio, que rompeu barreiras e dificuldades, foi comparada pelo desembargador Leandro Crispim à história do Rei David. “Assim também tu, Eudélcio, vencestes os gigantes e se tornastes juiz na terra dos homens. Inspirado pelos bons exemplos ascendeu cresceu, estudou e provou ao mundo que a disciplina e o trabalho podem mudar qualquer sorte”.
Saudação do MP e OAB-GO O procurador-geral da Justiça, Aylton Vechi, ressaltou que a vida de Eudélcio é “um exemplo que entusiasma qualquer pessoa”. Vechi também lembrou que testemunhou de perto a dedicação à justiça de Eudélcio quando atuavam em comarcas vizinhas. Ao novo desembargador, o procurador-geral disse que “tanto sua vida pessoal, quanto a sua vida enquanto magistrado coincide muito com as virtudes cardeais. (...) São aquelas que nós aprendemos aqui nesse mundo, independentemente da intervenção pina”, citando a prudência, a temperança e a coragem. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, também enalteceu a história de superação do novo desembargador do TJGO e a atenção que ele sempre despendeu à advocacia goiana. “Como juiz substituto, Vossa Excelência sempre se mostrou aberto e atencioso à advocacia, e tenho certeza que assim seguirá agora na condição de desembargador”, solicitou o presidente da OAB-GO.
Novo desembargador O discurso do desembargador Eudélcio Machado Fagundes foi de agradecimento a Deus e a todos as pessoas que marcam sua vida e sua carreira. “Hoje Deus está cumprindo uma de suas promessas em minha vida. Em toda minha trajetória de vida, eu pude ver a mão e Deus me guiando”, destacou.Sobre a família, Eudélcio Machado Fagundes agradeceu a dedicação e companheirismo de sua esposa Ivanilde Rodrigues Fagundes. “Essa conquista também te pertence”. Aos filhos – Gisela Machado Fagundes Rodrigues Fernandes, Juliana Machado Fagundes Rodrigues e Frederico Machado Fagundes Rodrigues – demonstrou gratidão por compreenderam as inúmeras ausências do pai em razão do trabalho. E dos pais já falecidos, Benedito Machado Fagundes e Reguzina Batista Pitaluga, Eudélcio carrega um ensinamento de toda vida: “o maior patrimônio de um homem é a sua honradez”.Por fim, o novo desembargador ainda fez questão de reconhecer todos aqueles que marcam sua carreira no TJGO, tanto magistradas e magistrados como as servidoras e servidores de todas as comarcas por onde passou ou pelas quais respondeu, e, ainda, a equipe que comporá seu gabinete. Eudélcio Machado Fagundes fez uma especial reverência ao ex-presidente do TJGO, José Lenar de Melo Bandeira (in memorian), e ao atual presidente Carlos França, que quando presidente e diretor do Foro da comarca de Goiânia, respectivamente, deram todo apoio na superação de grave enfermidade.
Encerramento Antes de encerrar a sessão solene de posse, o presidente Carlos França deu as boas-vindas ao novo colega, ressaltando que ele poderá contar “sempre com os colegas e com a gestão do TJGO”. À desembargadora aposentada, Avelirdes Almeida Pinheiro de Lemos, França disse que ela “deixa um nome enorme na magistratura goiana e que agora chega seu merecido descanso”.
Autoridades Dentre as autoridades que participaram da cerimônia estavam os desembargadores do TJGO; presidente do TJ de Tocantins, João Rigo Guimarães; presidente da 18ª Região de Goiás, desembargador federal do trabalho, Daniel Viana Júnior; representante do presidente do TJ do Maranhão, desembargador Lourival de Jesus Serejo de Sousa; representante do governador Rinaldo Caiado, a procuradora-geral do Estado Juliana Prudente; representante do prefeito de Goiânia Rogério Cruz, a procuradora-geral do município Tatiana Accioly Fayad; subdefensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes; diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Héber Carlos de Oliveira; presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Patrícia Carrijo; o diretor do Foro Seção Judiciário do Estado de Goiás, juiz federal Fausto Mendanha Gonzaga, e o juiz federal José Godinho Filho. (Texto: Daniela Becker / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO). Transmissão da cerimônia.
Galeria de fotos.