07/09/2024 -
07h30Mensagem - Sete de SetembroPresidente do TJMG reitera esforços pela causa da Justiça em prol de uma sociedade mais justa e igualitária
No ano em que o Brasil conquistou sua independência, a população brasileira era composta por 4,5 milhões de habitantes, de acordo com um dado que o jornalista Laurentino Gomes traz em seu livro “1822”. Nesse contingente, havia 800 mil indígenas, um milhão de brancos, 1,2 milhão de escravizados e 1,5 milhão de miscigenados.
Passados pouco mais de dois séculos, somos hoje cerca de 212,6 milhões de habitantes, de acordo com estimativa pulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último mês de agosto. Nossa população cresceu, portanto, quase 50 vezes, em comparação com aquele período em que nosso país iniciava seus primeiros passos como nação soberana.
Conquistas acumularam-se, desde que a data entrou para a história como o Dia da Independência do Brasil. Vieram na sequência a abolição da escravatura, a proclamação da República e sete constituições, culminando com a de 1988. Mas ainda temos muito a conquistar, sendo o nosso maior desafio garantir a todas as brasileiras e a todos brasileiros os direitos persos previstos em nossa Carta Magna.
Neste 7 de setembro de 2024, reiteramos o nosso compromisso de, na jornada desafiadora que abraçamos, comandar o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a segunda maior Corte estadual do país, destinando todos os nossos esforços pela causa da Justiça, em prol da formação de uma sociedade mais justa e igualitária, como corolário da nação independente.
Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais