14/11/2024 -
17h121º Encontro Anual de Assessores de Comunicação dos Tribunais de Justiça é encerrado em SPParticipantes divulgaram a Carta de São Paulo com as principais conclusões do evento
Assessores de comunicação dos Tribunais estaduais, reunidos no 1º Encontro Anual dos profissionais, em São Paulo (Crédito: Divulgação/TJSP)
O 1º Encontro Anual de Assessores de Comunicação dos Tribunais de Justiça do Brasil, com o tema Linguagem Simples, reuniu representantes de 21 estados e do Distrito Federal, nesta quinta-feira (14/11), no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). No encerramento, foi pulgada a Carta de São Paulo com as principais conclusões sobre o evento. Foi definido que o 2º Encontro será em abril de 2025, em Belo Horizonte, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com o tema relacionado à Inteligência Artificial.
O Iº Encontro Nacional dos Assessores dos Tribubnais de Justiça foi realizado no TJSP, nesta quinta-feira (14/11) (Crédito: Paulo Santana/TJSP)
O diretor executivo de Comunicação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Sérgio Galdino, participou do encontro e disse que “a linguagem simples, além de objetiva, clara e direta, é inclusiva, já que pode oferecer aos cidadãos e cidadãs acesso e entendimento dos direitos e deveres”. Ele ressaltou a atenção do TJMG para o tema com a adoção de ações, iniciativas e projetos, em sintonia do que estabelece o Pacto Nacional pela Linguagem Simples, lançado pelo durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, lançado em dezembro tde 2023 pelo presidente do STF e CNJ, ministro Luís Roberto Barroso.
A diretora de Comunicação do TJSP, Rosângela Sanches, disse que o Encontro foi muito significativo para a troca de informações e experiências entre os assessores dos Tribunais estaduais. “Para nós, que trabalhamos com comunicaçção, foi uma oportundiade ímpar de discutirmos e trocarmos experiências e trazermos à tona questões que nos afligem no dia a dia, e descobrimos que todos temos os mesmos problemas, independentemente do porte do tribunal", afirmou.
Em relação à linguagem simples, a diretora ressaltou que o tema foi enfocado com muita propriedade durante o evento. "Estamos muito agradecidos ao ministro Luís Roberto Barroso por ter lançado olhar para essa questão da Lingugaem Simples. Já era um trabalho que vinha sendo feito pelo setor de comunicação de todos os tribunais, mas, agora, estamos amparados pelo trabalho de pulgação do ministro. Isso nos desperta a necessidade de produzirmos um manual conjunto de Linguagem Simples, para que obtenhamos uma aproximação maior com a sociedade", frisou.
A diretora de Comunicação do TJSP, Rosângela Sanches, ressaltou a pertinência do debate sobre a Linguagem Simples e a necessidade de produção, pelo s setores de comunicação dos tribunais, de um manual conjunto sobre o tema (Crédito: Paulo Santana/TJSP)
Participaram da abertura do evento o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia; o corregedor-geral de Justiça de São Paulo, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho; os integrantes da Comissão de Comunicação e Imprensa do TJSP, desembargadores Paulo Alcides Amaral Salles, Álvaro Augusto dos Passos e Júlio Caio Farto Salles; e as juízas assessoras da Presidência Karina Ferraro Amarante Innocencio e Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro. 0
O presidente do TJSP, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia (centro), disse que na linguagem simples é fundamental para que haja uma maior aproximação entre o Judiciário e a sociedade (Crédito: Paulo Santana/TJSP)
O presidente Fernando Antônio Torres Garcia deu boas-vindas aos participantes, desejando um ótimo encontro. Ele também salientou a relevância do tema tratado, afirmando que a "linguagem simples nos tribunais de justiçla é fundamental para o melhor entendimento e o acesso do cidadão às informações do Poder Judiciário".
Em seguida, houve participação das juízas assessoras do Gabinete Civil, Karina Ferraro Amarante Inocêncio e Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro.
Conforme Recomendação 144/2023 do CNJ, os tribunais e Conselhos devem utilizar a linguagem simples, clara e acessível, com o uso, sempre que possível, de elementos visuais que facilitem a compreensão da informação. Para isso poderão promover oficinas e desenvolver guias, cartilhas, glossários e modelos que auxiliem a simplificação e a uniformização da identidade visual, com a participação dos laboratórios de inovação e da área de comunicação social.
O tema “O que o Poder Judiciário espera dos assessores de comunicação” foi abordado pela juíza assessora da Presidência, Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro, gestora do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples no TJSP. Em seguida houve a Roda de Conversa: Linguagem simples, inteligência artificial e a união de esforços para que conteúdos jornalísticos e comunicados sejam mais acessíveis à população. O tema foi debatido pelos assessores Ilo Santiago do (TJCE), Luciano Augusto (TJGO), Maikel Marques (TJAL), Adriana Arend (TJRS), Dora Paula (TJAM).
O assessor do TJGO, Luciano Augusto, disse que o evento representou "o primeiro momento em que a comunicação da Justiça Estadual de todo o país se encontra, especificamente para tratar de comunicação". "Temos outros encontros, mas que reúnem vários setores de comunicação de todos os órgãos do sistema de justiça. Este é um evento específico sobre comunicação da Justiça Estadual, que é a que tem o maior número de processos no país e aquela para a qual precisamos ter um olhar especial", disse.
No evento, também foi realizada a Roda de conversa: Guia de linguagem simples unificado e outros temas de Comunicação foram tratados pelos assessoras Cecília Abbati (TJSP), Felipe Barreto (TJRJ), Kezia Reis (TJTO) e pelo assessor Carlos Kuntzel (TJMS).
O jornalista Bruno Tavares, da TV Globo, salientou que, com a adoção da linguagem simples pelos tribunais, a imprensa pode transmitir informações de forma mais fidedigna (Crédito: Paulo Santana/TJSP)
O jornalista Bruno Tavares, repórter da TV Globo, abordou o tema “O que o jornalista espera do assessor de comunicação do Judiciário”. Ele ressaltou a importância da pulgação de decisões de forma clara, compreensível, e de estabelecer um diálogo franco em busca de respostas objetivas. “Para que a imprensa possa transmitir as informações de forma fidedigna sobre o judiciário é importante também que as assessorias ajudem neste caminho, com clareza sobre o assunto”. Ele disse ainda que a linguagem simples mostra que o Judiciário está no processo de modernização, mais contemporâneo”.
Carta de São Paulo
No encerramento do 1º Encontro Anual de Assessores de Comunicação dos Tribunais de Justiça do Brasil, foi pulgada a Carta de São Paulo com os seguintes pontos:
• Reforçar a importância da participação dos assessores nas ações e projetos dos tribunais, a fim de garantir uma comunicação estratégica desde a concepção até a conclusão dos trabalhos.
• Elaboração conjunta de manual de linguagem simples para tribunais estaduais. • Proposta de capacitações específicas de comunicação a todos os integrantes dos tribunais, priorizando técnicas de linguagem simples.
• Apoio para que as Assessorias de Comunicação Social tenham estrutura adequada de recursos humanos, de equipamentos e de softwares, acompanhando a evolução das novas mídias, contando em seus quadros com profissionais para produção de texto, atendimento à imprensa, fotografia, áudio e vídeo, redes sociais, publicidade e design gráfico.
• Sugestão de publicação ou atualização de normativos pelos tribunais para definição das diretrizes da Comunicação, linha editorial e uso das redes sociais.
• Realização do 2º Encontro Anual de Assessores de Comunicação da Justiça Estadual em 2025 no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com tema relacionado à Inteligência Artificial.
Veja a íntegra da Carta de São Paulo.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial