Assessores das unidades do interior do Estado são capacitados para utilização do SEEU
Foram realizadas, nos dias 04 e 08 de novembro, as aulas de capacitação da primeira turma do curso Sistema Eletrônico de Execução Unificado - SEEU, com assessores de magistrados, promovido pela Escola Judicial de Sergipe (Ejuse). O último dia de capacitação desta turma ocorrerá em 11 de novembro.
O curso tem objetivo de treinar os assessores de magistrados, que atuarão como multiplicadores, nas suas respectivas unidades de lotação, sobre o novo Sistema do Conselho Nacional de Justiça, que permite o controle informatizado da execução penal e das informações relacionadas ao sistema carcerário brasileiro em todos o território nacional. O SEEU está implantado no TJSE desde o mês de julho e todas as execuções penais do Estado já tramitam no sistema.
A assessora da Corregedoria Geral da Justiça, Cláudia Maynart, que atuou como Coordenadora da Força Tarefa do SEEU, é a facilitadora do curso. Na capacitação, ela falou sobre as funcionalidades, benefícios quanto ao cálculo das penas e ao acompanhamento da execução, detalhamento das informações jurídicas e processuais, inclusive do trabalho executado pelas Secretarias dos juízos; cadastramento e desmembramento de processos criminais; incidentes; minutas.
“O sistema já está implantado e os servidores já tem trabalhado nele desde a finalização da força tarefa, em julho. Mas a proposta deste curso é uma capacitação mais detalhada para que os assessores possam movimentar os processos no sistema do SEEU de forma mais acertada. Já foram capacitados os chefes de Secretaria e na, sequência, serão os magistrados”, explicou Cláudia Maynart.
A turma é composta por assessores de magistrados das Comarcas localizadas no interior do Estado. O servidor Luiz Carlos Jr., que atua na Comarca de Ribeirópolis, ressaltou a importância da capacitação.
“O SEEU é importante porque integra todo o sistema nacional de execução penal, facilitando a consulta, além da inpidualização e do cumprimento da pena pelos réus. O curso é de extrema importância porque esclarece pontos mais complexos para quem movimenta os processos. É um treinamento prático que nos permitirá desenvolver o trabalho da melhor forma possível”, relatou o assessor.