Boas Práticas: Comarca de Barra Bonita promove troca de experiências com rede de atendimento a crianças e adolescentes
Objetivo é fortalecer vínculos familiares e evitar acolhimento.
Servidores da Comarca de Barra Bonita se reuniram, na última quinta-feira (10), com profissionais da rede de atendimento a crianças e adolescentes para articulação e troca de experiências entre o Poder Judiciário local e os persos setores da rede, especialmente o Conselho Tutelar, a Saúde, a Assistência Social e a Educação.
A iniciativa faz parte de um projeto idealizado pela juíza da 2ª Vara de Barra Bonita, Anna Sylvia Rodrigues, para fortalecer os vínculos familiares e evitar os acolhimentos institucionais de crianças e adolescentes. Na ocasião, foram discutidos os resultados do curso “Projeção Integral de Crianças e Adolescentes: o Direito à Convivência Familiar e Comunitária Dentro e Fora dos Serviços de Acolhimento”, oferecido pela Escola Superior do Ministério Público.
A juíza Anna Sylvia Rodrigues explica que a ideia é que, a partir de um trabalho mais integrado, o número de acolhimentos diminua e outras soluções sejam encontradas. “A primeira medida foi fomentar a atuação em rede. Agora, estamos na fase de construção do fluxo pré-acolhimento, para trabalhar tanto a prevenção como o restabelecimento das famílias com as políticas públicas ofertadas. Ainda temos muito o que caminhar, mas certamente sem a articulação para o trabalho em rede, não conseguimos avançar”, destaca.
imprensatj@tjsp.jus.br