TJPR lança novo módulo do Robô Larry
TJPR LANÇA NOVO MÓDULO DO ROBÔ LARRY
Chamado de Prescrição Intercorrente ele tem o objetivo de apoiar a identificação da prescrição intercorrente em processos das varas da Fazenda Pública
14/12/2022
Atualizado há 420 dias
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), está testando um novo módulo do Robô Larry, sistema do Tribunal ligado à automação e inteligência artificial. O Robô Larry Prescrição Intercorrente, como é chamado o novo módulo, tem o objetivo de ajudar na identificação da prescrição intercorrente dos processos das varas da Fazenda Pública.
O analista de sistemas do DTIC, Miguel Ângelo de Barros Moutinho Neto, explica que o objetivo é reconhecer os persos documentos que compõe um processo judicial e, com base nesses documentos, verificar onde estariam documentos-chave que ensejariam a prescrição intercorrente. Uma vez identificada a potencial prescrição intercorrente, o sistema chama a atenção para o utilizador que pode acionar o autor da ação para manifestar-se. O objetivo é reduzir o tempo de leitura do processo e também facilitar o cálculo.
Foram realizados testes na Comarca de Nova Esperança, onde o módulo indicou 15 processos com indícios de prescrição intercorrente em um universo de 381 execuções fiscais, sendo manifestado pelo servidor responsável a assertividade do robô, inclusive nos casos em que houve a sinalização de suspensão. A ferramenta permite também a remoção e/ou inclusão pelo servidor de marcos processuais importantes na avaliação do prazo prescricional. Testes realizados pela Secretaria Unificada das Varas de Execuções Fiscais Municipais de Curitiba também se apresentaram promissores, com a indicação dos ajustes necessários pelo servidor responsável.
Segundo Miguel Ângelo, os testes são realizados como uma oportunidade para levar o Robô Larry Prescrição Intercorrente diretamente a quem se beneficiará dele: “Dessa forma podemos estar em contato com as pessoas e amadurecer o novo módulo para que ele fique cada vez mais assertivo”, afirmou o analista.
Uma nova bateria de testes está prevista para 2023 e, com a maturidade do sistema, haverá expansão para as demais varas da Fazenda Pública. Atualmente, somente os servidores das varas de Nova Esperança, Curitiba, Paranaguá e Ponta Grossa possuem acesso ao módulo. Para executá-lo, é preciso clicar no link Sistemas (Athos, Hércules e outros) na página principal da Intranet do Tribunal, e, depois, localizá-lo ao lado esquerdo da tela na coluna Sistemas TJPR.
Histórico
O Robô Larry foi o primeiro sistema de inteligência artificial desenvolvido no TJPR, capaz de realizar buscas de processos semelhantes que tramitam nas unidades judiciárias do Estado. A análise de semelhança permite ao magistrado(a) agrupar os processos e identificá-los por uma sigla ou nome e, com isso, sempre que houver um processo semelhante, o Larry informará a existência de uma nova demanda.
Em 2022, foi lançado o módulo de inteligência artificial voltado para os recursos especiais e extraordinários, o Larry Assessor – IAA. Voltado a atender demandas da 1ª Vice-Presidência do TJPR, o módulo utiliza um modelo treinado de reconhecimento de linguagem natural, técnica proveniente da área de inteligência artificial (IA), para reconhecer e apontar recursos semelhantes no momento em que um recurso estiver sendo analisado pela Assessoria da 1ª Vice-Presidência.