Terceira edição da Revista da Ouvidoria do TJPR foi lançada segunda-feira (13/12)
TERCEIRA EDIÇÃO DA REVISTA DA OUVIDORIA DO TJPR FOI LANÇADA SEGUNDA-FEIRA (13/12)
O informativo destaca as mudanças na prestação jurisdicional no contexto pandêmico e os efeitos no acesso à Justiça
14/12/2021
Atualizado há 786 dias
Foi lançada, nessa segunda-feira (13/12), a Revista da Ouvidoria - Edição 2021. O periódico anual da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) está na terceira edição, e, este ano, ressaltou os efeitos da pandemia do Covid-19 na administração do Poder Judiciário do Paraná e seus reflexos na Ouvidoria.
A Revista detalha, por meio de artigos acadêmicos, o trabalho do TJPR e de outros tribunais do país, como o Supremo Tribunal de Justiça (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), para possibilitar o acesso à Justiça de forma segura e, majoritariamente, digital. A partir da problemática de que parte da população não tem acesso à internet, o informativo descreve as ferramentas utilizadas pela Ouvidoria-Geral para atender os cidadãos e preservar a comunicação da sociedade com o sistema de justiça.
Ao todo, são quatro seções. A primeira seção está destinada aos artigos de juristas e profissionais do direito. Nesta edição da Revista da Ouvidora, a reflexão teórica está voltada para o modo como a pandemia do Covid-19 produziu impacto no exercício de direitos e na preservação de garantias. Integram o informativo o artigo “A quantificação do dano na ausência de consentimento livre e esclarecido do paciente”, escrito pelo Desembargador do TJPR Miguel Kfouri Netto e o artigo “A pandemia de Covid 19 e a hipervulnerabilidade do consumidor”, da Professora Doutora Andreza Cristina Baggio.
Após os artigos, desenvolvem-se outras três seções, encabeçadas pelo Desembargador Celso Jair Mainardi, Ouvidor-Geral da Justiça do Paraná. Na segunda seção, destaca-se a questão da exclusão digital e seus efeitos no acesso ao direito e à justiça. Na terceira seção, elabora-se uma análise do conteúdo da jurisprudência dos tribunais STF, STJ TRF4 e TJPR em torno de casos envolvendo videoconferência, audiência virtual, teletrabalho, citação eletrônica, entre outros atos judiciais à distância.
Na quarta seção, a Revista da Ouvidoria chama a atenção para a intensificação do uso de tecnologias digitais pela administração do Tribunal de Justiça como efeito das necessidades derivadas da pandemia do Covid-19. Destaca-se o aumento de produtividade do fluxo de comunicação e informação da Ouvidoria em razão da adoção de modalidades de teletrabalho, audiência virtual e balcão virtual.
A Revista da Ouvidoria pretende contribuir para os princípios norteadores da atual Gestão do TJPR, possibilitando a reflexão sobre possibilidades de aumento de eficiência, e o uso da tecnologia de forma sustentável e com o fim de facilitar o acesso ao Direito e à Justiça.
Acesse a Revista da Ouvidoria - Edição 2021.
Acesse as edições anteriores do periódico.