CNMP institui grupo de trabalho para implementar soluções digitais no Projeto Sede de Aprender
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) instituiu o "Grupo de Trabalho Saneamento nas Escolas - Projeto Sede de Aprender" com o objetivo de desenvolver soluções digitais que facilitem a comunicação e a coordenação de atividades voltadas ao saneamento básico nas escolas. A iniciativa, que envolve as comissões da Infância, Juventude e Educação (CIJE) e de Meio Ambiente (CMA), foi formalizada por meio da Portaria CNMP-Presi N° 313/2024, publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de novembro.
O grupo terá a responsabilidade de desenvolver metodologias e soluções tecnológicas de comunicação digital, pela internet, para interação e coordenação dos trabalhos no escopo do Acordo de Cooperação Técnica e Operacional celebrado pelo CNMP, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL).
O GT é composto por representantes de várias instituições, incluindo promotores de Justiça de diferentes unidades do Ministério Público, auditores e agentes de controle externo de Tribunais de Contas, e membros auxiliares do CNMP. Integram o grupo: Tarcila Gomes (MPGO), Moacir do Nascimento Júnior (MPBA), Lucas Carneiro (MPAL), Leo Richter (Tribunal de Contas-RS), Guilherme Vinícius Scheeren (Tribunal de Contas-AL). Além deles, integram o GT os membros auxiliares da Presidência do CNMP Michelle Moura, Aysha de Oliveira, Luciana de Freitas e o membro auxiliar da Corregedoria Nacional do MP João Luiz Botega.
A atuação do GT terá duração de um ano, ao final do qual será elaborado um relatório detalhado das atividades desenvolvidas e dos resultados alcançados. Esse documento deverá apresentar boas práticas para aprimorar o saneamento básico nas escolas e sugerir diretrizes para a atuação do Ministério Público nessa área.
Sede de Aprender
O projeto tem como objetivo analisar e monitorar a oferta de água nas escolas, promover o alinhamento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, além de encorajar a replicação de práticas sustentáveis nas famílias, a partir do exemplo e das informações transmitidas no ambiente escolar. O Sede de Aprender busca, também, a ampliação dos sistemas de saneamento, a transformação de áreas de destinação de resíduos e a capacitação das comunidades escolares por meio de projetos nas unidades educacionais.
Notícia relacionadaCNMP, MP/AL, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e Instituto Rui Barbosa celebram acordo para ampliação do projeto "Sede de aprender"