Inscrições para o 1° Congresso de Defesa da Integridade prosseguem até 29 de novembro
Entre os dias 11 e 13 de dezembro, o 1° Congresso de Defesa da Integridade irá reunir renomados especialistas e autoridades para discutir os “Novos paradigmas da defesa da probidade: prevenção e enfrentamento à corrupção”, em Brasília. O evento promoverá debates e contará com a apresentação de trabalhos acadêmicos, como resumos expandidos, além de enunciados de teses. Também será realizado concurso de boas práticas.
Entre os destaques, como palestrantes, estão confirmados o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamim, o especialista internacional em combate à corrupção, governança pública e transparência e presidente do Grupo de Trabalho da OCDE sobre suborno em transações comerciais Internacionais, Drago Koss, o diretor de Compliance e Integridade da Petrobrás, Mário Spinelli, o diretor da Comissão de Prevenção à Lavagem de Dinheiro da Febraban, Vinicius Santana, bem como os jornalistas Felipe Recondo, Malu Gaspar e Bruno Manso.
Promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, pela Comissão de Defesa da Probidade Administrativa (CDPA) em parceria com a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), o Congresso tem como objetivo promover debates e incentivar a construção teórica/acadêmica, técnica e normativa de soluções em prol da defesa da integridade administrativa e do combate à corrupção.
A abertura ocorrerá no auditório do STJ, às 17h do dia 11 de dezembro. O Conselho de Justiça Federal (CJF) recebe as demais atividades marcadas para os dias 12, das 9h às 18h30, e 13, das 8h30 às 16h30.
Programação
Na abertura do evento no dia 11 de dezembro, o ministro Herman Benjamim, atual presidente do Superior Tribunal de Justiça, falará a respeito de temas relacionados ao enfrentamento da corrupção e da defesa da probidade administrativa.
No dia 12 de dezembro, no período da manhã, a partir das 9 horas, estão previstas exposições dos especialistas em compliance e integridade, como Mário Spinelli, diretor dessa área na Petrobras, e Vinicius Santana, diretor da Comissão de Prevenção à Lavagem de Dinheiro da Febraban, entre outros. Já a partir das 17 horas, está prevista a realização de painel com os jornalistas Felipe Recondo, Malu Gaspar e Bruno Paes, que irão abordar assuntos relacionados à importância do jornalismo para o enfrentamento da corrupção.
Já no dia 13 de dezembro, às 9 horas, o especialista esloveno em combate à corrupção, governança pública e transparência Drago Koss irá ministrar conferência a respeito de temática relacionada ao combate à corrupção no contexto internacional.
Inscrições e certificados
As inscrições para o 1º Congresso de Defesa da Integridade podem ser feitas por meio do Sistema de Eventos do CNMP, até o dia 29 de novembro. O número de vagas é limitado.
Participantes que compareceram a, no mínimo, 80% das atividades do evento serão certificados. Além disso, o evento certificará os autores que apresentarem os trabalhos durante o Congresso. Os trabalhos poderão ser apresentados presencial ou virtualmente e devem ser submetidos até o dia 22 de novembro de 2024.
Informações atualizadas sobre o congresso, como a programação e a confirmação de autoridades e conferencistas, podem ser acompanhadas na página do evento.
Serviço
Evento: 1º Congresso de Defesa da Integridade
Tema: “Novos paradigmas da defesa da probidade: prevenção e enfrentamento à corrupção”
Data: 11 a 13 de dezembro
Locais: auditório do Superior Tribunal de Justiça (11 de dezembro, às 17 horas) e Conselho da Justiça Federal (dias 12, das 9h às 18h30, e 13, das 8h30 às 16h30).
Inscrições: até 29 de novembro, pelo Sistema de Eventos do CNMP