Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de próstata
TJSP participa da campanha de atenção à doença.
Neste mês, a atenção de todos se volta à prevenção do câncer de próstata, enfermidade que corresponde a quase 30% dos casos oncológicos no homem, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para auxiliar na mudança desse panorama, o Tribunal de Justiça de São Paulo participa da campanha internacional Novembro Azul. A iniciativa teve origem na cidade de Melbourne, Austrália, em 2003, e chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida.
A prevenção do câncer de próstata está ligada a um estilo de vida saudável. Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, além de reduzir o consumo de gorduras, ajuda a diminuir o risco de aparecimento da doença. A prática de atividades físicas regulares, o controle do peso corporal, a redução do consumo de álcool e a eliminação do tabagismo também são fatores importantes para a prevenção.
O diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura para 90%. O câncer de próstata, em sua fase inicial, geralmente não apresenta sintomas. Em estágios mais avançados, porém, podem surgir sinais como dificuldade para urinar; necessidade de urinar com maior frequência, especialmente à noite; sensação de que a bexiga não esvazia completamente; presença de sangue na urina ou no sêmen, e dor óssea em casos de metástase.
A investigação do câncer de próstata se dá pelo exame de toque retal e pelo exame Antígeno Prostático Específico, o PSA. Para confirmar a doença, também é preciso realizar biópsia, indicada caso seja encontrada alguma alteração nos exames anteriores.
As informações acima não substituem a consulta médica. É fundamental que a população procure ajuda especializada, e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento com equipes aptas a realizarem diagnóstico e acompanhamento da doença. Acesse aqui os locais de tratamento pelo SUS no estado de São Paulo.
imprensatj@tjsp.jus.br