07/10/2024 -
20h03Sistema para atendimento humanizado no Foro de BH é tema de reuniãoProjeto faz parte da parceria entre a Corte Mineira e a empresa Google
A reunião com representantes da Google serviu para traçar o desenvolvimento de um sistema para atendimento humanizado ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, se reuniu, nesta segunda-feira (7/10), com representantes das empresas de tecnologias Google e Xertica, para tratar de um projeto piloto para atendimento humanizado, via chatbot, na Corte Mineira. Uma nova ferramenta será desenvolvida, a princípio, para atuar em fase de testes no Juizado de Violência Contra Mulher da Comarca de Belo Horizonte.
O projeto está inserido na Portaria nº 6843/PR/2024, que institui e regulamenta o Serviço de Comunicação e Colaboração Corporativa Google Workspace na Corte Mineira, e foi classificado como Prova de Conceito (PoC), sem uma data definida para instalação até que seja avaliado pelos setores demandantes.
A nova ferramenta permitirá que o usuário, mesmo sendo leigo e com nenhum conhecimento de termos jurídicos, possa entrar no chatbot do TJMG, ser atendido por um robô e obter informações sobre determinado processo. Caso não queira mais falar com o robô, o usuário poderá migrar a operação para um atendente humano, que já terá todas as informações captadas anteriormente pelo chatbot.
O presidente Corrêa Junior destacou que a ferramenta a ser desenvolvida tem como objetivo "usar a tecnologia em benefício das pessoas que precisam consultar seus processos, garantindo uma melhor prestação jurisdicional”.
O presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, destaca a importância do uso da tecnologia em prol do jurisdicionado (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)
O diretor do foro de Belo Horizonte, juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, disse que a iniciativa vai ao encontro da perspectiva de um atendimento mais efetivo e humanizado por parte do TJMG, voltado a todos os jurisdicionados, principalmente os mais vulneráveis.
“Estamos buscando soluções para melhorar a comunicação do Tribunal com os cidadãos, passando por linguagem simples, informações mais rápidas e precisas e diminuição dos deslocamentos. Hoje, foram apresentadas soluções de comunicação internas e via chatbot e, a partir de agora, vamos passar por uma fase de desenvolvimento junto às secretarias para as adequações necessárias”, afirmou o magistrado.
Violência Doméstica
O diretor de Soluções da empresa Xertica, parceira do Google, Gerson Rolim, ressaltou que o encontro serviu para que o TJMG apresentasse suas principais demandas, facilitando o desenvolvimento da ferramenta. “O sistema permitirá uma grande interação entre o usuário e a máquina. Até mesmo as pessoas mais humildes poderão obter informações sobre um determinado processo, bastando digitar ou mesmo falar para a máquina nome ou CPF para que o sistema possa buscar detalhes de uma demanda judicial. Caso precise falar com um atendente humano, o transbordo será feito de forma imediata”, explicou.
A diretora Executiva de Informática do TJMG, Alessandra Silva, ressaltou que, por ora, a nova ferramenta será desenvolvida de forma conceitual para ser testada no Juizado de Violência Doméstica, e sua implementação definitiva dependerá da avalição da direção do Foro de Belo Horizonte. “Aproveitamos o contrato que firmamos com o Google para solicitar estudos a respeito da implementação deste novo sistema, que pode ser muito útil para o atendimento jurisdicional em geral”, disse.
Presenças
A reunião contou com as presenças do presidente Corrêa Junior; do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; do superintendente Administrativo-Adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; do superintendente de Tecnologia da Informação, desembargador André Leite Praça; do diretor do Foro de Belo Horizonte, juiz Sérgio Fernandes; da juíza auxiliar da Presidência do TJMG, Mariana de Lima Andrade; da diretora executiva de Informática (Dirfor), Alessandra Silva; do secretário-geral da Presidência, Guilherme Mendes do Vale; do diretor de Soluções da empresa Xertica, parceira do Google, Gerson Rolim; do gerente regional de Atendimento em Setor Público do Google Cloud, Luiz Augusto Nogueira Silva; além de outros integrantes da Dirfor.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial