04/12/2024 -
13h48Sistema Eletrônico de Informações completa oito anos de implantação no TJMGMais de 227 mil processos tramitaram no SEI em 2024
O Sistema Eletrônico de Informações foi criado pelo TRF4 e cedido ao TJMG, que o implantou em 2016 ( Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG )
Com mais de 227 mil processos internos e externos e 2,8 milhões de documentos incluídos em 2024, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) está completando oito anos de implantação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O SEI, que é administrado pela Coordenadoria do Sistema de Informações e de Processos de Trabalho (Cosip), permite a gestão e o processamento eletrônico de documentos, expedientes e processos administrativos de forma 100% digital.
A adesão do TJMG ao Sistema ocorreu em julho de 2016, na gestão do presidente desembargador Herbert Carneiro (biênio 2016/2018). A implantação foi iniciada em dezembro de 2016 e totalmente finalizada em abril de 2017.
Desde então, o SEI auxilia o trabalho de usuários internos e externos do Judiciário estadual, proporcionando celeridade na execução de tarefas e o reforço das práticas sustentáveis, por meio da redução no uso de papel.
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido ao TJMG e a outros órgãos da administração pública, o Sistema Eletrônico de Informações possui uma interface prática e acessível, permitindo que gestoras, gestores, servidoras e servidores de diferentes unidades trabalhem simultaneamente em um mesmo processo.
O presidente Corrêa Junior afirmou que a implantação do SEI representou uma modernização da gestão administrativa no Judiciário estadual ( Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG )
Modernização
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ressaltou a importância do SEI para a modernização da gestão administrativa no Judiciário estadual.
"O SEI não é apenas uma ferramenta de gestão documental, é um símbolo da transição do Judiciário mineiro para uma nova era, na qual a tecnologia não substitui, mas amplifica o trabalho humano. Essa ferramenta eliminou barreiras físicas, reduziu o consumo de papel e otimizou recursos, refletindo nosso compromisso com a eficiência e a sustentabilidade", disse.
Segundo ele, o TJMG segue determinado a explorar todo o potencial do SEI e de outros sistemas eletrônicos. "Sempre mantendo o foco na valorização das pessoas que atuam no nosso Tribunal e no aprimoramento da prestação jurisdicional que oferecemos à população", afirmou.
Para o secretário-geral da Presidência, Guilherme Augusto Mendes do Valle, o Sistema foi muito importante para a celeridade da tramitação dos expedientes administrativos ( Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG )
O secretário-geral da Presidência e responsável pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segove), Guilherme Augusto Mendes do Valle, afirmou que a implantação do Sistema, há oito anos, trouxe para a Instituição uma mudança de cenário, especialmente na tramitação dos expedientes administrativos.
"A gente tinha, até então, os procedimentos administrativos em papel, mas a perspectiva mudou e eles ficaram mais rápidos. O SEI é uma ferramenta muito boa, com evoluções que ocorreram ao longo do tempo. O Tribunal é um entusiasta, até porque não temos no cenário nacional nenhum sistema que possa substituí-lo a contento", disse.
Ele destacou ainda que as atualizações realizadas no SEI não apenas incorporaram novas ferramentas, como acarretaram em maior segurança para os usuários. Atualmente, já está prevista a implantação da versão 4.1.4.
O gerente do Ceproc, Rafael Meyer Pires Lopes, ressaltou a importância do SEI para o processo de informatização da Corte mineira ( Crédito: Riva Moreira / TJMG )
Para o gerente do Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos (Ceproc), Rafael Meyer Pires Lopes, o uso do SEI representou um grande passo na informatização do TJMG, que, para ele, é pioneiro na expansão do uso do Sistema em Minas Gerais.
"Nós sempre buscamos expandir e usufruir ao máximo dos benefícios proporcionados por essa ferramenta. Realizamos atualizações periódicas para incorporação de melhorias e novas funções. Temos uma equipe muito bem qualificada e competente, que executa planos de testes antes das atualizações, em ambiente separado, para verificar possíveis problemas em novas versões", afirmou.
Rafael Meyer Pires Lopes falou ainda sobre os diferentes usos do Sistema no Judiciário estadual, como o SEI Frota, disponível em 26 comarcas do Estado, e que possibilita a requisição de serviços de transporte de forma eletrônica, contribuindo para maior organização, controle e eficiência.
Equipe da Cosip, responsável pela administração do Sistema no TJMG ( Crédito: Riva Moreira / TJMG )
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial