Magistrados do TJSE participaram de Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais de Justiça
A corregedora-geral do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade; o desembargador Epaldo dos Santos, que assumirá a Corregedoria a partir de fevereiro de 2025; e a juíza-corregedora Brígida Declerc Fink, participaram do 94o Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais de Justiça (Encoge), encerrado ontem, 21/11, em Manaus (AM).
Com o tema ‘A função social das Corregedorias-Gerais de Justiça: Estratégias e Tecnologias para a promoção dos direitos fundamentais e gestão de questões ambientais e fundiárias’, o evento foi encerrado com a pulgação da Carta de Manaus.
O encontro durou dois dias e reuniu mais de 250 pessoas, entre corregedores, juízes auxiliares e assessores das Corregedorias-Gerais dos tribunais do país, que também participaram do 6o Fórum Nacional Fundiário, com o tema ‘Governança Fundiária e Sustentabilidade: Impactos socioeconômicos das mudanças climáticas’.
Na abertura oficial, na quarta-feira, 20/11, no Teatro Amazonas, o corregedor-geral de Justiça do Amazonas e presidente do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), desembargador Jomar Fernandes, falou sobre a oportunidade para combater o sub-registro civil de nascimento e também de discutir a carente regularização fundiária na Amazônia.
“Nas campanhas do 'Registre-se!', Semana Nacional do Registro Civil, as Corregedorias têm descoberto cidadanias inexistentes, brasileiros que vagam como espectros em sua própria existência, sem nunca ter tido uma simples certidão de nascimento. E o 'Solo Seguro', Semana Nacional de Regularização Fundiária, que reforça a importância de unirmos forças para oferecer o direito pleno de propriedade ao cidadão, para combater a grilagem desenfreada, os desmatamentos irregulares e a violência que permeia os conflitos da terra”, ressaltou o desembargador Jomar.
Ontem, o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça, reuniu-se com os corregedores de Justiça de todo o país. Foi a primeira reunião de Campbell como corregedor nacional de Justiça com os titulares das corregedorias estaduais. Na ocasião, oram debatidos os principais projetos da Corregedoria Nacional, estratégias para as ações a serem desenvolvidas nos próximos meses e o alinhamento das atividades dos órgãos correcionais.
Fonte: TJMG e TJMA