Solenidade de Entrega de Carteiras celebra futuro da advocacia e a nova gestão eleita para o triênio 2025/2027
A tarde da última segunda-feira (25) foi especial para 40 advogados e advogadas recém-ingressos na Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). Neste dia, pela primeira vez, esses novos profissionais puderam ter nas mãos o símbolo que consagra toda uma jornada de dedicação pessoal: a carteira da OAB, a famosa vermelhinha.
Para a importante solenidade, compuseram a mesa as seguintes autoridades da Ordem cearense: o presidente da seccional, Erinaldo Dantas, o secretário-geral, David Peixoto, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Waldir Xavier, e o presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), Raphael Castelo Branco, além do delegado da Polícia Federal aposentado, Wagner Sales.
Abrindo o momento, Dantas destacou a estrutura do sistema OAB, apresentando aos presentes todo o arcabouço que dá suporte ao exercício da advocacia, em Fortaleza e no interior do estado. Ademais, o presidente deu ênfase a algumas das ações realizadas pela atual gestão, que conclui o mandato ao final de 2024. “Terminamos esse triênio como a maior Escola Superior de Advocacia de todo o Brasil. Foram mais de 700 cursos gratuitos, mais de 100 mil matrículas de advogados e advogadas, inclusive com bolsas de pós-graduação”, frisou.
Na sequência da solenidade, e no intuito de apresentar aos novos profissionais os benefícios que a OAB oferece à classe, Waldir Xavier e Raphael Castelo Branco, expuseram os serviços disponibilizados pelos braços assistencial (CAACE) e educacional da instituição (ESA), entre eles: atendimentos de fisioterapia, odontologia, nutrição e cursos de aprimoramento gratuitos.
Ao retomar a palavra, Erinaldo Dantas comentou o recente pleito que definiu a nova gestão para o triênio 2005-2027 da OAB-CE, salientando a expressiva vitória de Christiane Leitão, com 75,18% dos votos válidos, que além de representar a maior porcentagem já registrada em eleições da Ordem cearense, marcou a primeira ascensão de uma mulher à presidência da casa da advocacia no estado.
O ápice da solenidade contou com a presença do atual e da futura presidente da OAB-CE, entregando juntos as carteiras da Ordem dos Advogados aos profissionais recém-chegados a uma nova fase de suas vidas e carreiras.