18/11/2024 -
19h15Magistrados e servidora do TJMG são agraciados com a Medalha Santos DumontSolenidade contou com a participação do presidente Corrêa Junior
A solenidade, que teve a participação do presidente Corrêa Junior, foi conduzida pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Crédito: Marco Evangelista/Imprensa/MG)
Três desembargadores, uma desembargadora, duas juízas e uma servidora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foram agraciados, nesta segunda-feira (18/11), com a Medalha Santos Dumont, entregue pelo Governo do Estado a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Estado e do país. A solenidade, realizada na cidade de Santos Dumont, contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e foi conduzida pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
Evento foi realizado nesta segunda-feira (18/11), em Santos Dumont (Crédito: Marco Evangelista/Imprensa/MG)
Receberam a Medalha Grau Ouro os desembargadores Marcos Henrique Caldeira Brant e Áurea Brasil. Foram agraciados com a Medalha Grau Prata os desembargadores Danton Soares Martins e Henrique Abi-Ackel Torres. Já a Medalha Grau Bronze foi conferida à juíza auxiliar da Presidência Marcela Novais; e à juíza titular da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais, Sílvia Paiva de Souza Ramos.
A diretora executiva de Administração e Recursos Humanos do TJMG, Neuza das Marcês Rezende, foi agraciada com a Medalha Grau Bronze. O presidente Corrêa Junior, que foi agraciado com a Medalha no ano passado, também foi responsável pela entrega da honraria a alguns dos homenageados na edição de 2024.
“Foi uma grande honra participar da entrega da medalha nesta data. O rol dos homenageados e das homenageadas diz muito do patrono da honraria: pessoas dedicadas e inventivas que buscam sempre o melhor para a instituição e a coletividade”, salientou o presidente do TJMG.
Dispositivo de honra da solenidade foi formado por persas autoridades, entre as quais o presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, e o vice-governador de Minas, Mateus Simões (Crédito: Marco Evangelista/Imprensa MG)
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destacou a importância da Medalha Santos Dumont, este ano entregue a 130 personalidades. “Por meio da Medalha Santos Dumont, premiamos personalidades em persas áreas, como educação, saúde, segurança e ciência. Todos agraciados foram responsáveis por grandes feitos e são exemplos a serem seguidos”, concluiu o vice-governador.
Pai da Aviação
A Medalha Santos Dumont foi criada pela Lei 1.493, de 1956, e regulamentada pelo Decreto 5.136, do mesmo ano, com o objetivo de comemorar o primeiro voo de aeronave mais pesada do que o ar, realizado em 23 de outubro de 1906 por Alberto Santos Dumont. Por isso ele é considerado o Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira.
A condecoração é destinada a aviadores civis e militares e a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento da aviação no país, assim como a cidades e instituições, sociedades, membros do Corpo Diplomático, escritores e jornalistas especializados em assuntos de navegação aérea ou a ela diretamente relacionados.
Medalhas, com quatro graus, homenageiam o Pai da Aviação (Crédito: Dirceu Aurélio/Imprensa/MG)
A honraria possui quatro graus: Grande Colar, destinado exclusivamente a chefes de Estado, de Governo, de Poderes dos Estados e Capitais e ministros de Estado; Grau Ouro; Grau Prata; e Grau Bronze.
A medalha normalmente é entregue em outubro, mas, este ano, a solenidade foi postergada para novembro em função das eleições municipais. A escolha dos indicados é realizada por meio do Conselho Permanente da Medalha, conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial