19/11/2024 -
12h143º vice-presidente participa de reunião sobre regularização fundiária no Vale do AçoEncontro tratou da proposta de parceria com o Judiciário para a mediação de conflitos fundiários
O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Rogério Medeiros, participou, na segunda-feira (18/11), de uma reunião com representantes da Agência Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), do Cartório de Registro de Imóveis de Ipatinga e da Comissão de Direito Imobiliário da OAB. O encontro, realizado em Ipatinga, tratou da regularização fundiária na região.
Reunião com a participação do 3º vice-presidente do TJMG foi realizada em Ipatinga (Crédito: Divulgação/TJMG )
Desde 2018, a Agência RMVA desenvolve projetos de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), amparados pela Lei Federal nº 13.465/2017. O primeiro projeto concluído foi a poligonal do município de Ipaba, registrada sob a competência do Cartório de Registro de Imóveis de Ipatinga. Atualmente, a Agência trabalha na execução de projetos de Reurb em 14 municípios.
Durante a reunião, foi debatida a possibilidade de uma parceria com o TJMG para promover soluções consensuais de mediação de conflitos fundiários urbanos. Segundo os participantes, a iniciativa buscaria criar um ambiente mais ágil e eficiente para resolver disputas, fortalecendo a segurança jurídica e contribuindo para o desenvolvimento ordenado das cidades da região.
De acordo com o desembargador Rogério Medeiros, os projetos da Agência RMVA já estão bastante adiantados e a meta, agora, é focar na regularização de loteamentos em Acesita. “O TJMG poderá participar de um eventual mutirão para fazer as autocomposições entre posseiros e antigos proprietários. O levantamento do número de situações potencialmente litigiosas já está em andamento”, afirmou.
Ele disse ainda que a Agência irá realizar um curso em Ipatinga, nos dias 11 e 12 de dezembro, destinado a integrantes dos serviços públicos municipais da região, com o objetivo de capacitar os participantes a promover soluções autocompositivas nos processos de regularização de lotes urbanos.
“Não poderei comparecer na data, mas farei uma apresentação, em vídeo, sobre a importância da formação para que essas pessoas estejam aptas a propiciar soluções autocompositivas, de modo que os posseiros tenham seus títulos, sobre aqueles terrenos que ocupam, devidamente legalizados”, disse.
Participaram da reunião, além do desembargador Rogério Medeiros, o diretor-geral da Agência RMVA, Mauro Sérgio Guimarães; a assessora estratégica da entidade e presidente da Comissão de Direito Imobiliário da 72ª Subseção da OAB/MG, Juliana Dornelas Machado Flores de Mendonça; a assessora de Infraestrutura da Agência, Glauciene Assis Vasconcelos; a vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da 72ª Subseção da OAB/MG, Carla Perígolo; Ronise Rocha e Angela Lopes, representando o Cartório de Registro de Imóveis de Ipatinga; e o professor da Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa), Hélio Cimini.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial